segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O valor da amizade e sua importância em um grupo



   Comunicar-se, ter amigos e integrar-se a grupos sociais são coisas que todo ser humano tem necessidade, afinal de contas, ninguém foi criado para viver só e ainda por cima vivemos em uma época em que os    diálogos e relacionamentos são os combustíveis para o desenvolvimento dos grupos e integração social dos indivíduos.

A amizade é um fator muito importante na área sentimental do ser humano, pois entre amigos são criados laços de confiança, de companheirismo e acima de tudo, amor. Um bom modelo de relacionamento, com certeza, possui um alto grau de amizade entre os indivíduos, seja ele familiar, amoroso ou social. No meio cristão a amizade possui o mesmo papel e deve ser modelo, pelo fato de que  uma das temáticas cristãs é a comunhão, logo não existirá comunhão sem amizade.

Dentro de um grupo de pessoas, um dos maiores problemas que afetam os laços de amizade é falta de ação mútua. Como cristãos temos que estar preparados tanto para doar quanto para receber dentro das necessidades do conjunto. Mas se, por exemplo, algum de seus amigos sempre te deu atenção e quando ele mais precisou de você, você disse para ele que não tinha tempo, ou coisa desse tipo, logo a veracidade do que se diz ser uma amizade será posta em questão.

Outro problema também é a pocessividade e o ciúmes. Dentro de um grupo você não pode dedicar todo o seu tempo exclusivamente a uma única pessoa e requerer de qualquer  forma  a atenção dela sem dar espaço para os demais componentes do grupo, a não ser que você queira possuir um único amigo. Logicamente os graus de amizade em um grupo se diferem, até por questões de afinidade e tempo, mas exigir a amizade de uma pessoa de forma exclusiva só pra você com certeza trará danos ao grupo.

Sendo a amizade um dos mais belos e necessários sentimentos para o ser humano, devemos estar atentos a alguns pontos para mantê-la, criar novos laços, fortalecer os grupos e principalmente não machucar aqueles nos admiram, respeitam e nos consideram como amigos. Sem amigos teríamos na vida um grande vazio, então faça de tudo para não perder os seus. E lembre-se, uma amizade verdadeira tem um valor imensurável.
                                                                                                                            V. Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário