domingo, 17 de junho de 2012

De olho na situação #1



O Jovem e os relacionamentos na igreja.


Hoje nas igrejas, raramente existem jovens que não pensam, ou sonham em um dia se casar, ter filhos, em fim construir uma família. Uma vez que dentro dos padrões bíblicos o casamento e família são propósitos do próprio DEUS. A vida sentimental e afetiva com certeza influi diretamente, tanto na área pessoal quanto na espiritual, levando pessoas a se considerarem felizes ou não a depender da sua situação nessas áreas.Algo que muito me preocupa em meio à juventude dos dias de hoje, são os alicerces para um futuro casamento. O namoro, por exemplo, é algo que foi muito distorcido pela visão mundana, até chegam a dizer que namoro sem sexo não é namoro.  O jovem necessita passar pela fase do namoro, o que é inevitável, e qual tem sido a posição da igreja em relação a isso?

Muitas vezes a falta de instrução, apoio e até de programações de interação para os jovens proporciona certa desordem em relação ao namoro e a visão do sexo dentro das igrejas. Os Lideres e principalmente os pais devem estar atentos a problemas que podem ser evitados, como forma de prevenir possíveis danos futuros nesse aspecto.
Por exemplo, se não existe em uma igreja interação, diálogo e união entre os jovens, raramente surgirá um namoro saudável, por que a amizade e o diálogo são bases fundamentais para um bom relacionamento. Nesse aspecto os lideres podem intervir, promovendo encontros espirituais, sócios educativos e até mesmo de lazer e diversão para que a união seja estabelecida.
Um dia me assustei, ao perceber que em minha igreja com quase 40 jovens havia apenas um casal de namorados. Se a maioria dos jovens namora, com quem será então que nossos jovens estão namorando se não com os da própria casa? Se é que não já optaram pela idéia do ‘’ficar’’. Isso me leva a pensar que algo de errado tem acontecido, e os resultados são jovens meio desordenados e sem estrutura sentimental.
É também muito comum devido a falta de proximidade dos jovens, o desinteresse de uns pelos outros, o que leva muitos jovens a buscar relacionamentos fora de suas igreja, o que ocasiona maior dificuldade de acompanhamento por parte dos líderes.
Dessa forma o que vejo é uma grande necessidade de mudança em muitas igrejas, para que verdadeiramente venhamos a ter uma juventude saudável, o que proporcionará relacionamentos também saudáveis, evitando assim problemas que tanto afetam a juventude cristã na área dos relacionamentos nos dias de hoje.

V. júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário